O Agrupamento de Escolas Abel Salazar, em Matosinhos, integrou no horário curricular de 500 alunos um programa de educação socioemocional para que estes ganhem “consciência social, de si e do outro”, disse hoje à Lusa a responsável pelo projeto.
O programa ‘Calmamente® – Aprendendo a Aprender-se´, criado há cinco anos pela associação Mente de Principiante, foi integrado este ano letivo no horário curricular de alunos do 3.º ao 5.º ano, entre os 08 e 11 anos, divididos por 19 turmas de quatro escolas deste agrupamento escolar, afirmou Andreia Espain, fundadora desta associação e responsável pela autoria e coordenação do programa.
Andreia Espain explicou que este programa tem sido aplicado em diferentes escolas do país, mas não como parte integrante do horário curricular, tal como acontece este ano neste agrupamento escolar de Matosinhos, no distrito do Porto.
“Em alguns casos, este é uma atividade complementar, aplicada pelos professores no âmbito da disciplina que lecionam”, referiu.
Mas, frisou, ao ser colocada no horário curricular dos alunos passa a ser uma disciplina como outra qualquer.
O objetivo do ‘Calmamente® – Aprendendo a Aprender-se´ é sensibilizar os alunos para as competências socioemocionais e dar-lhes ferramentas que lhes permitam ter maior autoconhecimento e consciência social, de si e do outro, ressalvou.
Potenciar competências de comunicação, empatia e resolução de problemas é outro dos propósitos, contou.
Desta forma, os alunos conseguem perspetivar as coisas de maneira diferente, respondendo às diversas situações de forma eficaz e efetiva, entendeu Andreia Espain.